09 dezembro 2005

Coitado do puto

Cristiano Ronaldo : " Faltou-nos um bocadinho assim..."
Não venho aqui fazer de advogado de defesa mas, no fundo, custa-me um pouco ler certas "coisas" sobre o que se passou na Luz em relação a Ronaldo. Para que fique registado e bem esclarecido desde início considero que o gesto que fez é mau e deve ser punido, mas penso que qualquer outro jogador que tivesse feito o mesmo deveria ser castigado, fosse o Cristiano ou não. O que eleva um pouco a situação é o facto de Ronaldo ser português.
Não percebo a indignação das pessoas, a maneira como se sentiram "virgens ofendidas", ou melhor, o grau de culpabilização que estão a querer atribuir ao míudo. É jovem, é certo que não é desculpa, mas não deixa de ser português por ter feito o que fez. Ele estava a jogar pelo clube dele e não foi bem recebido pelo público, que por sua vez, também não tem de recebê-lo bem só porque é português, afinal estava a jogar pelo adversário. O futebol, na realidade, é um mundo em que a hipocrisia se mistura facilmente com o irracionalismo da paixão. Ou seja, os que apuparam o rapaz no dia do jogo, são os mesmos que irão bater palmas e ovacioná-lo de pé (esperemos) por altura do Mundial. No próximo jogo da selecção tudo estará esquecido, e será dos jogadores mais requisitados para autógrafos e entrevistas etc etc.
Que os adeptos lhe chamem nomes, a ele e à mãe, é normal. No futebol vive-se muito a paixão do momento e a irracionalidade do clubismo. Aliás, o próprio Geovani e Beto padeceram do mesmo mal por adeptos da equipa que defendem, irónico não é ? No fundo o que o puto fez foi responder às provocações, coisa que um jogador mais velho e experiente talvez não fizesse.
Quanto ao castigo, tenho pena pela queixa que foi feita pelo Benfica, pois tal como se passou por cá, não aprecio as queixas, lamento é o facto de terem de ser feitas para que se cumpram as normas, e às vezes, só assim se vai lá. A UEFA deveria ter sido a primeira a pronunciar-se sobre esta matéria evitando que o Benfica estivesse relacionado com o castigo, para isso é que o organismo serve.
Para terminar, e em jeito de resposta para os que diziam que no Porto o Figo era mal tratado, assobiado, injuriado e que não respeitávamos os portugueses, que somos mesquinhos etc etc. Vejam que no fundo, somos todos iguais e vivemos o futebol com muita paixão.
E apesar de saber que o Figo não aprecia muito o F.C. Porto (por várias declarações que prestou) vou continuar a assobiá-lo e a chamar-lhe nomes quando jogar contra o Porto e a bater palmas e incentivá-lo quando jogar pela selecção. O mesmo vai suceder com Ronaldo.
O futebol é isto...

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Depois da recepção que teve o idolo de Portugal eu tb agiria como ele.

sexta-feira, dezembro 09, 2005 5:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home