04 novembro 2005

Agora num tom mais sério

A propósito da chamada de Paulo Santos à selecção nacional aproveito para falar um pouco sobre a mesma, num tom mais sério, no entanto, pessoal.
Acho que a maioria dos portugueses já se apercebeu que está a pagar um salário de luxo para vermos um brasileiro a gozar com a nossa cara, e sinceramente, começo a ficar farto.

Tudo começou com a embirração com Vitor Baía, de repente e sem explicação comprovada (teorias há muitas) deixou de convocar o guarda-redes que desde os 19 ou 20 anos era o titular da baliza portuguesa. Que invocasse um período menos bom do guarda-redes era justo, que lhe tirasse a titularidade não seria nenhuma tragédia, agora deixar de o convocar pura e simplesmente é inconcebível. O azar do sr. Scolari foi ter tentado fazer ao Baía o mesmo que fez com Romário quando estava no Brasil, a diferença é que o Brasil sem Romário (quarentão) tinha Ronaldo, e Portugal sem Baía tem ... Ricardo. A primeira chapada de luva branca levou-a quando Baía foi considerado o melhor guarda-redes da Liga Portuguesa, a segunda levou-a quando Baía foi considerado o melhor guarda-redes da Liga dos Campeões (ouch), e tem levado mais umas quantas cada vez que o Ricardo sai dos postes. De “já estamos fartos de ouvir o vosso(portistas) choradinho sobre o Baía” passámos a “põe o Baía, ou então o Moreira, ou o Quim, já agora o Paulo Santos...”.

Depois estivemos (portistas,benfiquistas,sportinguistas) uma época quase inteira a suplicar para que Ricardo Carvalho fosse chamado porque era titular indiscutível na equipa de Mourinho, na altura falava-se que o Porto era muito longe de Lisboa por isso não conseguia assistir aos jogos de um dos melhores centrais do Mundo. Um dia, provavelmente deve ter ligado a televisão e por sorte devia estar a dar um jogo do Porto porque pouco tempo antes do Europeu chamou-o e lá acabou por ir (ficar) na equipa nacional.

Euro 2004: Lembrou-se de fazer negócio a vender bandeirinhas e cachecóis e empolgou a população para o jogo da inauguração, o que não percebeu foi que o 11 estava mal escolhido. Depois de perder com os mancos, deu o braço a torcer e no segundo jogo, já tinhamos R. Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche e Deco a titular, só não ficou Paulo Ferreira por causa das argoladas no primeiro jogo, senão tinhamos 6 (!) jogadores do Porto na equipa titular das quinas. Ora isto para dizer o quê ... (preparem-se) o grande mérito da campanha realizada no Euro2004 pela selecção é dos jogadores (obviamente) e de ... MOURINHO. (ponto final)
Chorem, chamem nomes, fechem a página,desliguem o pc façam o que quiserem mas é a mais pura das verdades. No campeonato europeu tinhamos a defesa sólida do Porto com a mais valia de J. Andrade, o meio campo eram os jogadores que jogavam juntos de olhos fechados e que ganharam uma taça Uefa e uma Champions League, com a mais valia de termos Figo e Ronaldo na frente de ataque. Qualquer um de nós tinha feito aquele 11 para o campeonato europeu, uns com Baía, outros com Nuno Gomes mas o resto ninguém mudava.

O festival continua. Dizem os mais cépticos “mas ele apurou-nos para o Mundial” ao que eu respondo “pois foi” , mas no grupo onde estávamos e como vice-campeões europeus mau era senão conseguíssemos. Para não falar no facto que empatámos pela primeira vez na história com uma equipa de jardineiros e pasteleiros.
E entramos nas fases das contradições: primeiro diz que não fala sobre jogadores não convocados, mas pelos vistos a regra só se aplica se o não convocado é Baía. Depois diz que só vai á selecção quem está em melhor forma e começam a entrar os suplentes. O Porto é longe mas vê jogos em Barcelos, no Dragão não entra não sei porquê e no entanto diz que já lá foi muitas vezes. Temos de gramar com Ricardo e Quim quando temos Paulo Santos convocado, o guarda-redes (a par de Baía e talvez Jorge Batista) que melhor tem actuado este ano. Mas também já disse que para o Mundial vai convocar os 2 habituais (Ricardo e Quim) e um mais novo, Moreira ou pela lógica Bruno Vale que, quando foi convocado era o 3º (!?!) guarda-redes do Porto.
Enfim, começo a ficar farto do sr. Que ganha umas vintenas de milhares de contos em salário, mais uns quantos em publicidades a banco e afins, mas que não tem tempo para ir aos estádios ver o nosso futebol. Por mim, deixo-te um recado : “Desaparece, vai chular outros e já vais tarde !”

5 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

O Scolari não tem culpa de o deixarem fazer experiências ao seu ego, culpa tem quem o contratou e ainda o não despediu. Ou será que o sr. está só a dar cobertura a interesses inconfessos do sr Madail e sua comandita?

domingo, novembro 06, 2005 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas com esses mesmas alterações e de ter posto os "craques" tornou a perder com a Grécia quando tinha perdido com os toscos.´
Intteresante, não??????

domingo, novembro 06, 2005 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bem... Caro FIGAS_21... Há muito, mas mesmo HÁ MUITO tempo não concordava tanto com algo escrito como o que escreveu!! Parabéns! Só gostaria era que esse texto fosse lido por certas pessoas... Vocês sabem de quem é que estou a falar... :D

Cumprimentos,
RC

segunda-feira, novembro 07, 2005 10:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Caro anónimo ( penúltimo ),

para esse facto - o termos perdido a final com a Grécia -, o que acha desta tentativa de explicação:
- parece-me evidente que a nossa equipa tinha de pagar o preço de ter andado dois anos a ser preparada com determinados jogadores e, de um momento para o outro, ter começado a jogar com outros. Acha interessante esta explicação?

segunda-feira, novembro 07, 2005 11:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Epa....feliz ano novo.....mas digam me la....aqui so escrevem pessoas do porto, que não veem nada para lá do estadio das antas..??
Já ganhamos mais com scolari e ricardo do que com 10 treinadores e Vitor Baia...

Feliz ano novo

domingo, dezembro 31, 2006 8:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home