21 novembro 2005

11ª Jornada da Betandwin

Terminou a 11ª jornada e pode dizer-se que não houve grandes surpresas.
O Nacional continua o seu bom percurso nesta liga com mais uma vitória e um surpreendente lugar no cimo da tabela, pode ser considerada a equipa revelação desta época, mas eu prefiro considerá-la a equipa revelação da 1ª volta. Isto porque muitas vezes há equipas revelação da 1ª volta e outras na 2ª. Resta saber se é para manter ou não.

Já tinha deixado uma mensagem de apoio ao Setúbal e ao seu treinador num post anterior, tem muito mais mérito esta classificação pelo simples facto de estarem a atravessar um período conturbado e que, apesar das dificuldades económicas, o plantel e o treinador ainda tiveram força psicológica, personalidade e acima de tudo profissionalismo para ultrapassar esses problemas. Querem exemplos dignos nos dias de hoje ? Olhem para o plantel do Vitória... desejo-lhes um grande campeonato e uma excelente classificação porque se não o merecerem pelo futebol jogado merecem-no certamente pela atitude.

O Braga-Benfica foi um grande jogo. Foi um verdadeiro jogo de candidatos ao título, e se Jesualdo não o assume publicamente, o resultado do jogo e a exibição da sua equipa fizeram-no por si. O resultado ajusta-se, e se calhar agora, já vêem com outros olhos o empate que o Porto teve em Braga, na altura recordo-me de escrever que não se sabia se o Porto tinha perdido 2 pontos ou se tinha ganho 1. Pois acho que este jogo demonstra que ganhámos 1. Braga é sério candidato ao título e joga a seu favor o facto de não ter essa mesma pressão, só por isso Jesualdo não o assume.

Sobre o Porto não há muito a dizer, vitória mais do que justa, resultado muito pesado para a Académica. Nelo Vingada tem razão ao dizer que o Porto não merecia um árbitro assim pois foi pena terem validado um golo que não existiu. Não querendo desculpar a arbitragem, já li algures num jornal que se trata de um reflexo de tudo o que se passou no jogo com o Sporting. Sendo verdade ou não, penso que será sempre uma vantagem falar menos da arbitragem e mais do jogo em si, independentemente dos erros da mesma. Só um pormenor, continuo a insistir (já há algum tempo) que Ibson não tem lugar na equipa,não desfazendo o bom jogador que ele é, na verdade penso que o lugar que Ibson ocupa deve ser de Lucho Gonzalez e na frente deve jogar um médio-ofensivo (Jorginho ou Diego). Ibson falha muitos mas muitos passes (curtos e longos) e para um jogador nessa posição é uma característica fundamental. Essa é,pelo menos, a minha opinião.

Para terminar, o Sporting, confesso que não pude ver o jogo, mas em 5 jogos oficiais não ter nenhuma derrota é sempre bom. Como disse desde o início, há que dar tempo a Paulo Bento, os resultados para já não são maus.