13 setembro 2005

Permeável ?

Tenho lido na generalidade dos jornais desportivos, blogs inclusive, que a defesa do F.C.Porto é o ponto fraco desta equipa, têm feito várias críticas em relação à permeabilidade da defesa e à qualidade desta com as quais não concordo. Sendo assim, vou explanar as minhas considerações.
Por mais parciais e falaciosas que possam achar, eu posso, porque o blog é meu ...
Antes de começar devo lembrar (ou relembrar) que fomos a melhor defesa da época passada, e que dessa defesa apesar de termos algumas alterações, elas não foram tão significativas assim, logo, o nível não podia baixar tanto como querem fazer crer:

Vitor Baía – Um mito, uma lenda, a classe em pessoa, não vou defini-lo porque os deuses não se definem. Foi, é e será o melhor guarda-redes português de todos os tempos...(os ressabiados que me quiserem insultar é favor usar a caixa dos comments)

César Peixoto – Tem tudo para ser um excelente defesa-esquerdo, ainda não o é, mas para lá caminha. O exemplo vem de Miguel, como extremo-direito era mediano mas como defesa-direito está junto dos melhores. O mesmo se pode dizer de César, várias foram as oportunidades que não agarrou (a extremo - com Mourinho) mas está a fazer um excelente trabalho como defesa, se mantiver o mesmo nível (contra o Rio Ave fez o seu melhor jogo) admito até que possa chegar á selecção. Em relação a Leandro, que era o titular a época passada, não vejo onde ficámos a perder...

Pedro Emanuel – Considero-o um Jorge Costa, versão mais rápida (mas não muito). Um líder em campo, uma presença forte que é necessária em qualquer defesa. Comparando com Jorge Costa, em termos futebolísticos, também não vejo onde ficámos a perder, o capitão tem mais peso de forma anímica do que pelo factor físico (acho que o Bicho tem pelo menos lugar no banco).

Ricardo Costa – Penso que tem sido muito injustiçado, acho que é um excelente central, rápido, bom nos cortes, agressivo q.b., raçudo, é o capitão do Porto e tem tudo para ser figura de proa da defesa nos próximos anos. Comparo-o ao Ricardo Rocha (mais uma vez, para os ressabiados, caixa dos comments), que eu considero ser o melhor defesa do Benfica, ambos têm sido prejudicados por jogarem nas laterais, são claramente centrais de grande qualidade, mas são novos e ainda lhe falta aprender algumas manhas. Não o troco por Luisões, Anderssons, Polgas, Betos, Toneís e afins...

Sonkaya – Aqui é que a porca torce o rabo, ou melhor, o texugo. Sim, porque o homem parece que está gordo como um. Tem de perder algum peso, é lento, ainda não tem confiança para subir e os cruzamentos deixam muito a desejar. Aqui, estamos claramente a perder com um Seitaridis que, mesmo a meio gás, foi dos melhores defesas-direitos estrangeiros que passou por este país. Penso que quando Bosingwa recuperar da lesão será uma séria ameaça ao lugar do turco.

Depois desta análise (pessoal) podemos concluir que em relação ao ano passado as diferenças não são muitas, se no ano transacto estávamos mancos da esquerda (lesão prolongada de Nuno Valente e alternância entre Leandro e Ricardo Costa) este ano estamos mancos da direita. Há que dar tempo para os novos elementos se adaptarem, até porque as melhores defesas são as mais rotinadas ...

3 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Comparar o R. Costa ao insurrecto lampião do Rocha é uma maldade...

terça-feira, setembro 13, 2005 3:02:00 da tarde  
Blogger Figas_21 disse...

Distribuidor:
As comparações que faço são as actuais, obviamente o Pedro Emanuel não chega perto do Jorge. Mas ainda ha pouco tempo referiram n'O JOGO que o ano passado em 60 e tal jogos o Jorge fez pouco mais de 40. A idade não perdoa, lamentavelmente, tb nao acho que esta seja a forma mais correcta de agradecer tudo o que ele fez pelo clube. Tb penso que o Pepe e o Bruno Alves não são superiores ao Jorge, por isso digo que pelo menos no banco deveria estar.

terça-feira, setembro 13, 2005 3:19:00 da tarde  
Blogger inspector closeau disse...

Como o blog é teu posso dizer isto. : )
Não desgostei do Turco neste ultimo jogo. A defender aquele Cleiton, não se deu mal, os cruzamentos, pois os cruzamentos, ele só é o Sonkaya.
Gosto da liderança mental e táctica do Pedro Emanuel (Já o “deus” José dizia isso). O Ricardo Costa também não é mau, e nas bolas paradas ofensivas é forte. O César a defender ainda está verde mas é uma adaptação feliz, vamos ver.
Mas o problema ou o que parece ser o problema é que numa equipa sem trinco e virada para o ataque, pelo menos um defesa tem de ser uma estrela e não quatro bons, ou razoavelmente bons, com outra estrutura táctica chegava.
Quanto ao Baia tudo certo, é a verdade.

terça-feira, setembro 13, 2005 5:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home