06 janeiro 2006

Ainda sobre o Moretto de Cornango

Já há algum tempo andava para escrever sobre a novela Moretto mas não o tinha feito por 2 motivos muito simples.
Em primeiro lugar, fui "inundado" como todos vocês de estórias e "diz-que-disse" escritos nos diários desportivos e visto nas televisões sobre guerras, guerrilhas, disputas etc etc, entre Benfica e Porto pelo Moretto (pasme-se!), mas até terça-feira ainda não tinha ouvido a versão do Porto. Ou seja, antes de começar a desancar o meu clube por querer um guarda-redes para qual não temos necessidade nenhuma (mesmo que Helton fosse vendido, deveria promover-se o regresso de Bruno Vale, não interessa formar os jovens se depois não os põem a jogar na equipa principal, e já toda a gente viu que Vale tem potencial para isso) decidi aguardar pela tomada de posição do clube que acabou por surgir ontem em forma de comunicado da SAD e hoje (quinta-feira) numa entrevista dada por Pinto da Costa a'O JOGO. Já sei que os anti-portistas vão dizer que engulo tudo o que o presidente diz, mas não é verdade, acho que se deve ouvir sempre todos os intervenientes das histórias,pelo menos é assim que fazem nos tribunais (somos inocentes até sermos considerados culpados) mas depois de ler o que ele disse acho que as coisas se equilibraram um pouco. De qualquer forma, o que eu queria escrever não era se o Benfica ou o Porto tinham razão, não era sobre se lhe deram um estalo ou um murro ou o que quer que fosse. O que me interessava e que ninguém falou é sobre a vitimização do jogador ...
O que me leva ao 2º motivo pelo qual ainda não tinha escrito, aguardava para ver até que ponto ninguém se interrogava sobre as entrevistas que Moretto deu e sobre o que disse depois de ter o contrato assinado. Eu peço que leiam esta parte sem pensar em Benfica, Porto ou Sporting, peço-vos que leiam como pessoas atentas. Começa a chatear-me situações como a saída de Miguel por ex, como os atrasos dos jogadores do Sporting, as incoerências de McCarthy, e em particular, o soluçar de Moretto.
Coitadinho ... fechado 5 horas nas Antas, aposto que durante essas 5 horas (meu deus, que eternidade!) ninguém deve ter tido a decência de lhe dar umas bolachinhas de àgua e sal, tss tss ... o pobrezinho ainda devia estar meio cego pela fome quando assinou o contrato, só assim se justifica...não! Já sei! Provavelmente foi Pinto da Costa que o torturou passandos slides da Carolina quando era bailarina exótica, o moço não aguentou aquela visão horrenda e quebrou. Mas não ficaram por aí, pelas palavras do jogador sabemos também que os torturadores impiedosos e sanguinários do norte ainda tiveram o estômago de libertá-lo obrigando-o a sair da SAD com um cheque chorudo nas mãos...meu deus, é muita crueldade junta (cheque esse, que pelos vistos não pertence ao F.C. Porto). Depois deste episódio traumatizante não sei como é que Moretto não teve de começar a fazer terapia com o mesmo "doutor" que tratou, por exemplo, Jardel quando estava no Sporting. O mundo é mesmo cão...
Meus amigos, começamos a chegar perigosamente a uma altura em que o jogador faz e diz o que quer, manipulando as entidades empregadoras obrigando-as a vergarem-se perante o assalariado. Mais grave do que isso, estamos num ponto em que os caprichos de jogadores mimados sobrepõem-se aos interesses e valores de um clube e de uma equipa. Quando as minorias mandam, as democracias caem ...
Vamos pôr um travão nisto enquanto é tempo, se assinam um contrato não é porque foram obrigados, no máximo foram influenciados, mas isso somos nós todos os dias pela televisão, rádio, revistas e amigos. Aprendi isso porque quando comprava Pepsi nunca me apareceu a Cindy Crawford para me lamber a palhinha (atenção que disse pAlhinha). Cresçam e assumam as responsabilidades, porque antes de serem futebolistas são homens como todos os outros, e eu também assumo as minhas, não são mais do que eu. Tenho dito!

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Muito bem, nem mais.

terça-feira, janeiro 10, 2006 8:25:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home