31 janeiro 2006

Da Ficção à Realidade

Numa das nossas famosas investigações descobrimos esta foto no arquivo da Torre do Tombo do Rio Ave


1- D. Quixote de la Ranja - Esta personagem de ficção (?) era conhecida pelos seus constantes delírios, padecia de uma espécie de Alzheimer do passado que o fazia encostar grandes figuras da nobreza remetendo-as ao exílio (leia-se estrangeiro) ou reclusão (leia-se banco). Era conhecido por falar com objectos inanimados, revoltava-se porque estes não o entendiam, ou não o queriam entender (pois, se eram inanimados...) e gizava ridículas estratégias de ataque a moínhos de vento de quem pensava tratar-se de monstros maquiavélicos. Cada vez que os atacava montado em seu cavalo-de-palas-holandês era derrubado sem dó nem piedade, mas este caval(h)eiro não se deixava vergar e teimosamente investia uma e outra vez, sem razão nem lógica, dominado apenas pela sua doença e pelo seu egocentrismo.
2- Sancho Pança - Nome que tem origem do latim Sanctus Papae, este redondo cavalheiro acompanhava o Cavaleiro de Alzheimer em qualquer delírio cavalgante. Jurara protegê-lo da populaça, e mesmo sabendo que o seu mestre escolhido sofria de tal alucinante doença, mantinha-se de braço dado. Este sidekick do passado, era também dono de um orgulho e teimosia desmedida que o obrigavam a vaguear junto do homem a quem ele próprio reconhecia o delírio.
3- Doberman - Não sabemos o que faz na foto nem a quem pertencia mas no verso da mesma dizia que o cão respondia pelo nome de ... Ricardo.

1 Comments:

Blogger Figas_21 disse...

Podias era deixar a morada do teu blog para nós visitarmos...

quinta-feira, fevereiro 02, 2006 12:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home