27 fevereiro 2006

Co-Ko Ralado

23 fevereiro 2006

Mau Perder ?

Assim não !


Tenho ouvido/lido muitos comentários de adeptos sportinguistas e benfiquistas que dizem que Diego está a ser queimado no Porto, que é melhor que saia, que o Porto não é clube para ele, que ele afinal não é bom jogador etc etc... a verborreia do costume. A própria (anti)comunicação social tem feito questão de o relembrar todos os dias.

A minha opinião é que Diego é um bom jogador, ainda não é um excelente jogador, mas ainda tem 20 anos, tem uma margem grande de progressão. Agora, o problema é que, nem ele nem o pai/empresário dele entendem isso, e como muitos outros bons jogadores estão a cavar a própria sepultura. O que eu não admito é que um jogador brasileiro que está cá há um ano venha exigir seja o que for se não tiver demonstrado que tem 100% capacidade para o lugar, o que eu não admito no meu clube é tiques de vedetismo.

O Diego que olhe para o balneário e veja exemplos como Raúl Meireles, que todos davam como dispensado esta época (os meus amigos sabem que sempre fui contra) passou a titular e com os elogios que tem recebido. Eu nunca ouvi o Raúl queixar-se, por exemplo, do espanhol tê-lo posto a defesa direito o ano passado, num jogo que o queimou com os adeptos para o resto da época. Eu nunca ouvi o Raúl queixar-se este ano, depois de ter feito a pré-época sempre a titular de ter “abancado”, depois da lesão para o Paulo Assunção ou de só começar a jogar com regularidade a partir de Janeiro. Eu prefiro 1 Raul Meireles do que 100 Diegos ... Quer ir embora ? Então ... Põe-te no caralho !!

Apostem na formação... Márcio Sousa, Hélder Barbosa, Pedro Ribeiro,Vieirinha, Bruno Gama etc etc. Olhem para os convocados dos sub-19 onde o Porto tem a maioria dos jogadores.

Chega de vedetas brasileiras que não querem trabalhar !

20 fevereiro 2006

FC Porto 1 - 0 Marítimo

Helton - Mais uma boa exibição, em nada inferior a Vitor Baía, e por este ninguém andou à chapada...
Bosingwa - Exibição q.b., era bom que Adriaanse fizesse um mea culpa e visse que necessitamos de um bom defesa-direito, já que Sonkaya nem para a equipa B serve.
Bruno Alves - Por incrível que pareça não desgosto do homem, se bem que tem sido mais do que azarado ontem não comprometeu mesmo sendo assobiado logo aos 26 segundos(!) de jogo. Não esqueço que apesar das recentes boas exibições, Pepe já prejudicou muito mais o Porto do que o Bruno.
Pedro Emanuel - Um exemplo a seguir, força, garra, empenho, tem tudo para ser um bom capitão deste clube, só não tem é para defesa esquerdo, mas isso não é culpa dele mas sim de quem o coloca lá quando tem um Cech que já provou que é titular desta equipa, ainda para mais no 3-3-4 kamikaze de Adriaanse.
Paulo Assunção - Mais um bom jogo, é o bombeiro de serviço, ora é trinco ora é central, faz de tudo um pouco.
Lucho Gonzalez - Sou suspeito mas penso que se trata do melhor jogador desta Liga. Nada mais a acrescentar.
Alan - Não tem lugar no FC Porto, é trapalhão e brinca-na-areia. Como extremo não cruzou, não sabe cruzar, também não ganha duelos individuais, não flecte para o meio, e isolado além de não marcar, nem rematou. Fora com ele.
Ivanildo - Tem potencial mas acho que não deve começar como titular, não tem estofo para os 90 minutos ainda, é um jogador que entra bem nas 2ª partes.
Benni - O avançado faz-se de golos, e este ano só conta com um. Se os remates no poste e na barra contassem era sem dúvida o melhor marcador. Já merece que ela entre...
Adriano - Trabalhador, corre muito este brasileiro. Mesmo quando não marca golos, trabalha muito para a equipa, é sempre importante.
Lisandro - Teve um decréscimo de rendimento no ínicio do ano que se deveu, provavelmente, à quebra física e à dificuldade em enquadrar neste sistema, devagarinho vai voltando ao seu normal. Penso que num 3-3-4 é muito valioso porque defende mais do que alguns companheiros da dianteira. Deve ser titular.
Jorginho - Tem tido azar, não tem jogado bem e é mal-amado pelos adeptos, o que não ajuda em nada, não sei se terá futuro no FC Porto.
Hugo Almeida - Se nos poucos minutos que joga aproveitasse melhor as oportunidades seria sem dúvida um suplente de luxo, entra nervoso e bombardeia sempre, mas por cima. É jovem, tem tempo para melhorar, assim como Postiga.
Gostava apenas de dizer, a título pessoal, que apesar de ser contra o 3-3-4 de Adriaanse acho que ele agora TEM de jogar assim com o Benfica. Se não jogar não é um homem de princípios e não tem tomates. De qualquer das formas, penso que é Hara-Kiri jogar assim com os extremos dos encarnados. Vou fechar-me num qualquer armário e esperar que passe, e que não seja muito vergonhoso. Se por algum acidente fortuito ganharmos cá estarei para dar o braço a torcer, se for esse o caso.
Para terminar, gostaríamos de anunciar os resultados da sondagem-teste efectuada a semana passada "Se fosses completamente imbecil, ou seja, se fosses treinador do FC Porto, quem escolherias para substituir o Pepe no jogo contra o Maritimo ?" em que Nossa Srªa do Caravaggio ganhou por maioria absoluta. Obrigado a todos que votaram.

19 fevereiro 2006

Off topic

Descobrimos, no fundo do caixote, um filme antigo que recomendamos para o fim de semana. Se repararem com atenção os actores não são, de todo, desconhecidos...

P.S. - Isto data de antes da operação a que o brasileiro se submeteu para reduzir o "cone".

18 fevereiro 2006

Luis Afonso & Futebloguês

17 fevereiro 2006

E se...

Adriaanse fosse seleccionador nacional ...


...também gostavam ??

16 fevereiro 2006

Nota Informativa

A Administração do Futebloguês vem por este meio pedir a colaboração dos nossos fiéis leitores para participarem na sondagem que se encontra na sidebar (aqui mesmo ao lado direito). Esta sondagem servirá de medidor para outras possiveis, tão ou mais relevantes do que esta, no futuro. Participem, ao menos aqui não vos pedem para escrever as letras estranhas, ou seja, agora até os autistas podem participar, queremos a vossa opinião, Forrest Gumps e Rain Men lusitanos...

14 fevereiro 2006

Anedota do Dia

«Se tem de estar a competir? Não. O Costinha tem é de manter as melhores condições, depois a decisão será minha».
«Se fizermos um bom Mundial será difícil sair»
Luiz Felipe Scolari
* Foto gentilmente surrupiada sem aviso prévio ao BnR B

Adivinhem quem voltou

Soubemos hoje, através da notícia do pasquim A Bola, que o refugiado croata Tomo Sokota, mais conhecido entre as hostes futebolísticas por Sukata está em franca recuperação e dentro do período de um mês voltará aos relvados. Como o nosso blog está sempre na vanguarda dos acontecimentos mostramos uma radiografia do jogador, surrupiada aos serviços médicos do F.C.Porto, e que mostra exactamente isso, o regresso á velha forma...
Como podem ver pela radiografia não há motivos para preocupações visto que está tudo normal, ou seja, o parafuso que está torto já tem algum tempo nessa posição, mais precisamente desde o primeiro treino com Jorge Costa e, coincidentemente na altura em que descobriu o porquê dos jogadores portistas usarem caneleiras nos treinos. O parafuso que está em falta, situação que vem dos tempos em que jogava no Benfica, e ao que podemos apurar através de colegas de Tomo, continua encravado entre os pitons da chuteira de Petit mas ninguém teve coragem de o pedir de volta.

13 fevereiro 2006

E que tal ?

12 fevereiro 2006

Sabemos que um jornal é do Porto quando...

10 fevereiro 2006

Pedro Emanuel na Selecção Angolana

Depois do nosso famoso post que correu os mails de norte a sul de Portugal, o Futebloguês numa jogada de antecipação, após a notícia de hoje, mostra ao mundo futebloguístico e camaradas federados o 11 titular escalado pelo seleccionador de Angola para o Mundial da Alemanha.

09 fevereiro 2006

Apitos com correntes douradas

Aqui fica, para os nossos fiéis leitores, mais um exclusivo do Futebloguês. Conseguimos chegar à fala com o Major Valentim Loureiro e perguntámos se tinha algum comentário a fazer em relação às notícias de hoje que davam conta dos subornos a àrbitros para favorecerem o Gondomar, a nossa resposta foi a seguinte:
"Não sei de correntes de ouro nenhumas, nem sequer gosto de jóias."
"Estou farto da inércia do PR, estou a ser perseguido injustamente."
"Quantos são?!"
"Quantos são?!"
"Venham eles!"

08 fevereiro 2006

Parece que nada muda...

... vira o disco e toca o mesmo.

07 fevereiro 2006

English for Brazuca Dummies


Um amigo meu que trabalha numa livraria recebeu, um destes dias, uma “famosa” visita, o seleccionador nacional, mais conhecido por Xocolari. Este pediu-lhe um bom livro para iniciação ao Inglês, pelo que o meu colega recomendou o “English for Brazuca Dummies” da Editora Põetenalheta. Livro esse, que me foi emprestado para dar uma vista de olhos e do qual passo a transcrever algumas passagens...

Brasileiro – Estou muito sensibilizado com o convite e gostaria de poder servir a pátria do futibóu.
English – Show me the money!

Bras. – Beckham, faz aí o seu show de bola.
Engl. – Beckham, play dead.

Bras. – Não falo de jogadores não-convocados.
Engl. – I’m the fucking boss and I do what I want.

Bras. – Manchester é longe para xuxu de Londres.
Engl. – Don’t worry, I have cable and a good sofa.

Bras. – Tenho grande facilidade em mobilizá os adeptos para apoiarem as selecções.
Engl. – Yes, I am a football coach and I also have a small business that sells flags for windows, cars, antennas, everything…
Só tenho pena é que o livro não lhe sirva para usar, para a semana por exemplo. Infelizmente vamos ter que aturá-lo até ao fim do Mundial.

06 fevereiro 2006

Página do Dicionário

Ajudai-o Senhor que ele não sabe o que faz

Mourinho defende (!?) Adriaanse

Peço desculpa porque sei que já passaram alguns dias desde que esta notícia saiu como capa de um jornal, mas só depois de ler um excerto da crónica de Mourinho na DEZ é que fiquei realmente elucidado.

Diz Mourinho, na sua profecia de fim de semana, sobre o FCPorto: "um sistema táctico que é muito difícil e é preciso ser um grande treinador para jogar no sistema em que o FC Porto actuou nos últimos jogos." (!?) ... pronto, só nos falta mesmo termos um grande treinador.

Não sendo suficiente, insiste, “para jogar desta forma é necessário que os jogadores estejam devidamente ensaiados e entrosados com esta táctica “, ou seja, depois de meio campeonato a jogar em 4-3-3, e por causa de uma(!) derrota, altera por completo o sistema táctico que não tem qualquer tipo de ensaio.Boa...

Para finalizar em grande, como só ele sabe, remata com um “eu próprio só uso esse sistema em situações extremas”, deixa que esta eu traduzo por ti Zé... então se tu que és o melhor treinador do mundo só usas em situações extremas, o Adriaanse já pode porque é melhor que tu! (?).

Por fim um pedido meu, Mourinho disse : "Não o conheço e não tenho uma relação de amizade com ele, mas, sinceramente, se tivesse o telefone dele dava-lhe uma telefonadela" e peço-te eu encarecidamente, liga, liga e por favor dá-lhe umas dicas Mister...

Quem se anda a rir sei eu quem é...

04 fevereiro 2006

Luís Afonso & Futebloguês

03 fevereiro 2006

Assobiando para o lado

Eu até nem sou de apontar o dedo a ninguém mas às vezes a vida tem destas ironias...