20 dezembro 2005

Boas Festas !!

Este post é dedicado exclusivamente a todos vocês, os que nos vêm visitar diáriamente, os que vêm de vez em quando, aos que deixam comentários, e aqueles que gostam do nosso blog. Para vocês, eu e o Sérgio, desejamos um excelente Natal com as vossas familias e os entes mais queridos. Mas desejamos sobretudo um ano de 2006 em que se reflicta um pouco sobre a nossa grande paixão que é o futebol, em que se deixe de ver as coisas sempre pelo lado negativo, esperemos que se faça um esforço para realçar o que de bom nós temos, comparado com outros países. Se nós não falarmos bem de nós, quem falará ? Deixemos as críticas para os que estão de fora e vamos defender o nosso futebol e os nossos artistas. Sempre rindo das peripécias deste mundo periclitante, sempre cáusticos e com o nosso sentido de humor especial, mas sempre de uma forma positiva. A todos os que nos visitam o nosso muito obrigado e festas felizes.
P.S.- Como devem ter reparado este post foi uma mini-despedida para mim, estou de férias até Janeiro e não sei se poderei escrever outro post até lá, portanto, se não for antes, até Janeiro malta ! Divirtam-se !

16 dezembro 2005

Porque não sou de guardar rancores !


13 dezembro 2005

Primeiro contacto-"standard" do Bicho com Liège

( Clicar na imagem para melhor definição)

Morreu a esperança

Beto na rota turca
TERMINA contrato no final da temporada mas até pode deixar o Sporting já em Janeiro. Da Turquia surge o interesse em Beto, com o Besiktas à cabeça, numa altura em que a renovação do central com o Sporting parece complicada.
In A Bola, 13 de Dezembro de 2005.


Segundo apurámos, o presidente do Real Madrid Florentino Pérez, já reagiu a esta notícia afirmando no desportivo A MARCA :“ Há 7 ou 8 anos que andamos a observar o Beto, este ano íamos avançar para a contratação mas fomos ultrapassados pelo Besiktas, que jogou em antecipação. Paciência, vamos ver se o Hugo está disponível para iniciar conversações”.

12 dezembro 2005

Veia Copiadora ?

13ª Jornada da Liga BetandWin

Sporting 0 Estrela da Amadora 1
Foi um jogo muito pouco interessante, que só teve um sentido, o da baliza de Bruno Vale. O Sporting fez tudo para ganhar, atacou em barda mas falhou nas barbas do golo, leia-se penalti aos 90’+2’. O Estrela jogou em contra-ataque, e como tem acontecido em vários jogos do nosso campeonato marca num dos únicos remates que faz à baliza de Ricardo. É preciso perceber que isso também acontece porque as equipas “pequenas” jogam para que isso aconteça, ou seja, jogam na retranca à espera de um contra-ataque em que possam marcar e depois que seja um ai-jesus até ao final do jogo. De destacar Bruno Vale pelas excelentes defesas, por ter segurado o resultado, e por ser um míudo que não aparecendo nos jornais, nem sendo surfista, nem jogando 20 minutos com o Vilareal consegue ir tendo um percurso seguro e regular, seja no Estrela seja na Selecção de Sub-21, que continue assim por muito tempo e que consiga um dia atingir o seu objectivo, que é, substituir Vitor Baía.

U. Leiria 1 – Porto 3
Não achei o jogo muito interessante, e apesar da vitória justa do Porto, acho que a equipa teve a sorte que faltou nos outro jogos, e que se não fosse assim, acho que o resultado teria sido outro. É nestas alturas que eu gosto de falar, nas vitórias, porque nas derrotas é fácil bater no ceguinho, porque mais uma vez Adriaanse esteve mal, muito mal. Chateia-me imenso, começa a chegar a um ponto em que me enjoa falar deste homem e dos seus contra-sensos. Continua a teimar em Benni quando este tem sido menos um em campo, isto depois de o ter votado a ostracismo sem explicação aparente, Ricardo Costa NÃO É defesa direito, independentemente de ter “chegado”. Onde estão os laterais que você escolheu pessoamente ? No final diz que os jogadores estavam cansados depois de terem jogado no “woodstock bratislava”. Ahhh , então se estavam cansados foi por isso que a primeira substituição foi aos 82 minutos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
* Agora um aparte para terminar, é que depois de ter lido a entrevista de hoje (n’A BOLA e n’O JOGO) a Jorge Costa, começo a pensar que o problema é mais grave do que se pensa. Quando até o Bicho não sabe porque Postiga está na equipa B é grave, muito grave. Com Nuno Valente, já tinha dito, as coisas não foram tratadas da melhor maneira, se bem que quem tem acompanhado o futebol inglês sabe que o Nuno já teve 3 lesões esta época no Everton, de qualquer forma pelo que o Jorge diz, era um jogador que deveria ter ficado no clube.
E, por último, Maciel. Não concordo que o jogador não possa jogar, sempre fui contra esta regra independentemente de quem paga o salário a quem. Mas por muito que discorde chateiam-me os abutres do costume virem falar do Pinto da Costa, quando na realidade o presidente do Leiria tem tanta ou mais culpa que o primeiro. Se queria que ele jogasse não tivesse feito o acordo ou não tivesse aceite o jogador, se aceitou, então não vejo porque haveria de quebrar esse acordo ou pressionarem de alguma forma o clube que detém o passe. Essas coisas não se discutem uma semana antes do jogo, discutem-se nas transferências.

Benfica 1 – Boavista 0
Confesso que não consegui ver o jogo na totalidade, mas pelo que vi e li posteriormente, deu-me a sensação que venceu a melhor equipa e que o Boavista não jogou muito bem. O Benfica tem a moral em alta e deve aproveitar esta onda de optimismo para se chegar aos da frente, até os adeptos estiveram em força no estádio. Quanto aos assobios permanentemente dispensados ao João Pinto, já estou como ele: “ O que é que ele fez em 8 anos para merecer aquilo?” Será que ainda é por causa da história do autocarro ? Déjà vu na Luz ?

10 dezembro 2005

Valeu, Bruno.

Se este rapaz fosse do Benfica, quantas capas de jornais, quantas entrevistas, quantas capas cor-de-rosa daria esta semana ?

Mundial à mesa !

Um angolano, um mexicano, um iraniano e um português estão sentados num bar a conversar sobre futebol, e, a dada altura, o angolano diz assim:
- ...porque no meu país, nós treinamo-nos em campos de minas, para desenvolver a destreza nas fintas, e fugimos dos leões na savana para melhorar a velocidade.
Ao que o mexicano responde:
- Isso não é nada, no meu país treinamo-nos à noite, tentando atravessar a fronteira para os EUA, fugimos do FBI e fintamos a CIA.
A esta altura já o iraniano se perde a rir:
- Isso ?? Isso não é nada... a nossa equipa para treinar é dividida em sectores. A defesa vai até ao Afeganistão treinar nas montanhas com os rebeldes de Bin Laden, o meio campo treina nos campos encharcados de petróleo da Arábia Saudita e o ataque anda pelas ruas de Ramalah com a resistência Iraquiana esquivando-se dos comandos norte-americanos.
Nesta altura paira um silêncio sobre a sala e os três viram-se para o português em expectativa, ao que este diz:
-Não sei qual é...
.
.
.
          *ahhhhh ( pousa a Bohemia )
            ... a dificuldade disso. Nós em Portugal, nem usamos caneleiras, mas antes do treino começar dizemos ao Petit que ele é tão feio, tão feio, que quando nasceu a mãe disse :
            “Que tesouro!” e o pai respondeu : “ Sim, sim ... vamos enterrá-lo”.
            Para o treino da tarde, quando o moço começa a perder o fulgor, e ainda há jogadores da selecção de pé, lembramo-lo que quando era criança era tão feio, tão feio, que a mãe tinha de atar-lhe bifes ao pescoço para que os cães fossem brincar com ele.

            09 dezembro 2005

            Coitado do puto

            Cristiano Ronaldo : " Faltou-nos um bocadinho assim..."
            Não venho aqui fazer de advogado de defesa mas, no fundo, custa-me um pouco ler certas "coisas" sobre o que se passou na Luz em relação a Ronaldo. Para que fique registado e bem esclarecido desde início considero que o gesto que fez é mau e deve ser punido, mas penso que qualquer outro jogador que tivesse feito o mesmo deveria ser castigado, fosse o Cristiano ou não. O que eleva um pouco a situação é o facto de Ronaldo ser português.
            Não percebo a indignação das pessoas, a maneira como se sentiram "virgens ofendidas", ou melhor, o grau de culpabilização que estão a querer atribuir ao míudo. É jovem, é certo que não é desculpa, mas não deixa de ser português por ter feito o que fez. Ele estava a jogar pelo clube dele e não foi bem recebido pelo público, que por sua vez, também não tem de recebê-lo bem só porque é português, afinal estava a jogar pelo adversário. O futebol, na realidade, é um mundo em que a hipocrisia se mistura facilmente com o irracionalismo da paixão. Ou seja, os que apuparam o rapaz no dia do jogo, são os mesmos que irão bater palmas e ovacioná-lo de pé (esperemos) por altura do Mundial. No próximo jogo da selecção tudo estará esquecido, e será dos jogadores mais requisitados para autógrafos e entrevistas etc etc.
            Que os adeptos lhe chamem nomes, a ele e à mãe, é normal. No futebol vive-se muito a paixão do momento e a irracionalidade do clubismo. Aliás, o próprio Geovani e Beto padeceram do mesmo mal por adeptos da equipa que defendem, irónico não é ? No fundo o que o puto fez foi responder às provocações, coisa que um jogador mais velho e experiente talvez não fizesse.
            Quanto ao castigo, tenho pena pela queixa que foi feita pelo Benfica, pois tal como se passou por cá, não aprecio as queixas, lamento é o facto de terem de ser feitas para que se cumpram as normas, e às vezes, só assim se vai lá. A UEFA deveria ter sido a primeira a pronunciar-se sobre esta matéria evitando que o Benfica estivesse relacionado com o castigo, para isso é que o organismo serve.
            Para terminar, e em jeito de resposta para os que diziam que no Porto o Figo era mal tratado, assobiado, injuriado e que não respeitávamos os portugueses, que somos mesquinhos etc etc. Vejam que no fundo, somos todos iguais e vivemos o futebol com muita paixão.
            E apesar de saber que o Figo não aprecia muito o F.C. Porto (por várias declarações que prestou) vou continuar a assobiá-lo e a chamar-lhe nomes quando jogar contra o Porto e a bater palmas e incentivá-lo quando jogar pela selecção. O mesmo vai suceder com Ronaldo.
            O futebol é isto...

            O que realmente se passou na conferência da véspera

            (clica na imagem para visualizares melhor)

            07 dezembro 2005

            Segredos de Bastidores

            Porque não é só o BnRb que vos dá segredos de bastidores e informações em 1ª mão, o Futebloguês também os consegue. Aqui fica o registo de Mourinho e Brito, ontem, enquanto observavam o Artmedia - Porto.

            P.S. - O que vale a Adriaanse é que não jogamos 10 jogos contra o Artmedia ...

            06 dezembro 2005

            Petit Hommage

            Já que no post anterior tivemos o inglês, e para provar que não descriminamos ninguém, fica um pouco de francês e, ao mesmo tempo, uma pequena homenagem ao cartoonista Luis Afonso (d'A Bola).
            Ó Luis, achei que faltava a parte de baixo do teu desenho ... !

            Misticismo

            05 dezembro 2005

            Até já Bicho ... !

            É um momento triste para o universo portista, para o mundo do futebol português e para quem gosta de jogadores assim ... Jorge Costa sai do Porto. E, provavelmente, nunca mais irá vestir esta camisola. Acredito que possa vir a vestir outra, mais importante (porque não a presidência do clube – tinha o meu voto!) num futuro não muito distante.

            Agora, um pouco mais calmo, acabo por perceber que a saída do Jorge é um mal menor, estava a ser egoísta quando pensei que ele abandonaria o clube por causa de um treinador que apenas figurará nas estatísticas do clube. Sim, será apenas mais um número, enquanto que o capitão será lembrado por muitos e muito anos, mesmo até depois de ter partido desta vida terrena. O que importa lembrar neste momento, é que apesar da sua idade, o Jorge sai para jogar. Não sai zangado com o clube, não sai em litígio, não sai falando mal, sai como um campeão que só quer fazer o que ele mais ama na vida, jogar futebol. Sei que ele é um portista de gema, dos sete costados como se costuma dizer. Num post anterior referi que não encontro outro exemplo em Portugal de um jogador que goste ou defenda tanto o seu clube, não por dinheiro mas por amor . Entendo agora que o Jorge sai porque vai fazer uma coisa que ama ainda mais que o Porto, vai jogar à bola. Ninguém o pode recriminar, só podemos apoiar e dizer que quando voltar estaremos cá para recebê-lo de braços abertos e que será sempre o nosso CAPITÃO.

            Não ponho aqui uma foto do Bicho porque sei que nela ele estaria a sorrir, e sei que no fundo, apesar de ir fazer o que gosta, leva consigo uma mágoa que é não poder juntar os dois amores, o Porto e o futebol. Portanto, deixo a camisola que fica, que foi passada por outro grande jogador e capitão, a camisola que carrega a mística, a ambição e mais do que tudo a raça destes dois jogadores que a usaram. Por esse motivo proponho que essa mesma camisola fique pendurada até que surja outro capitão merecedor de tal honra.

            Para terminar, e para não se pensar que morreu alguém, quero deixar a imagem daquele jogador que sempre admirei. Independentemente dos comentários pouco abonatórios que possam fazer, na minha memória ficam os berros com os colegas, os raspanetes aos mais novos, aquele jeito que fazia com o rosto quando sofria uma falta como se fosse chorar, o mesmo rosto que logo de seguida enrugava quando fazia uma falta dura como que mostrando quem mandava. Rio-me quando recordo que tratava os árbitros pelo primeiro nome, raros são os que fazem isso, recordo-me de vê-lo chamar nomes ao árbitro cara encostada com cara sem nada acontecer, e, sem malícia nenhuma, apesar do que possam dizer eu acho que se perdoava por ser o Jorge, não era por maldade mas sim pela raça toda que se encontra em jogadores desta estirpe. Ao Jorge perdoava-se pelo estatuto que ganhou em Portugal, pelo respeito que ganhou dos colegas, e não por causa de uma qualquer rivalidade clubística que possa existir, acredito que todos gostariam de poder ter um Jorge Costa na sua equipa, seja ela qual for.

            Para ti Bicho, deixo-te um até já ... !

            12 ª Jornada Liga BetandWin

            Cá estou de volta ! Tive uma pontezita e pronto, lá ficou a coisa parada uns dias.
            Aproveito este meu regresso para comentar sucintamente a 12ª jornada, em particular, a dos candidatos ao título.

            F.C.Porto 1 – Sporting 1 – Como já vos tinha dito anteriormente, não comento as arbitragens, logo, não vou comentar o jogo (começo bem, não começo?) mas para que conste, a minha opinião sobre o jogo é que o Porto foi melhor e devia ter sido o vencedor, mas de vitórias morais estamos nós cheios e o que conta é a bola no fundo das redes (sim, porque o mais indicado é que ela bata mesmo no fundo das redes para que não hajam dúvidas). O meu comentário a este jogo passa apenas pela equipa que foi apresentada e a merda que saiu do Co (aposto que ainda não tinham lido este trocadilho). É preciso ser-se pura e completamente holandês para fazer as asneiras que este homem faz, senão vejamos : Ricardo Costa (já cansa dizer isto) não é defesa direito, não sabe, não consegue e não tem perfil para o ser, pô-lo contra os alas do Sporting é suícidio. Jorginho, meu deus, ele até é bom jogador, mas nesta altura é menos um, por favor, pára de insistir com ele, dá-lhe tempo para recuperar fisicamente porque mal tem pernas para 45 minutos quanto mais para oitenta. Tenta fazer com Diego o mesmo que fizeste com Quaresma. Benni ... ai Benni Benni, a culpa também não é só tua, mas sim de quem te encosta há 5 ou 6 jogos e se lembra de te pôr a titular quando nem suplente utilizado tens sido. O teu tempo de Porto também já passou, toda a gente vê isso, jogar de frete também não interessa, deixem o homem sair em Janeiro, acho que é a melhor forma de agradecimento a tudo o que nos deu. Penso também que neste jogo Cech devia ser titular porque o César ainda tem algumas carências a defender, mas aí a opção se foi para atacar não o censuro. Por último, e porque realmente torna-se cansativo estar sempre a repetir a mesma conversa vou tentar põr a bold para ver se me ouves : O PEPE NÃO TEM LUGAR NO PLANTEL DO F.C. PORTO !! Ele é mau demais, só posso dizer que um central que, a espaços, até defende bem, mas volta e meia, dá uma fífia, desculpem ele não dá fífias ele dá Valneis completos... sempre que erra, o Porto sofre um golo ou mais (lembrar Rangers). Sr. Co, até pode pôr a equipa a jogar com 4 centrais contra o Cascalhos F.C. mas por tudo o que é mais sagrado neste mundo, tire o Pepe da equipa e dêem-no a alguém. Mesmo com tudo isto que disse, continuo a achar que o Porto foi melhor equipa, mereceu ganhar frente a um Sporting que não incomodou nem assustou, mas antes de olhar para a arbitragem e de considerá-la culpada seja do que for, prefiro pensar que o erro começa aqui, no 11 da equipa. E no facto de o treinador do Porto achar que só deve mudar a equipa aos 80 minutos de jogo porque se calhar foi esse o tempo que o holandês levou até perceber que o McCarthy não tinha ganho uma (!) bola de cabeça aos centrais leoninos. E, se calhar, perdoem-me a imodéstia, se todos pensassem assim em vez de perder tempo a discutir penalties e faltas e árbitros e quejandos, o país evoluía. No futebol e não só ...!

            Marítimo 0 – S.L. Benfica 1 – A primeira coisa que me ocorre perguntar é : onde é que estava o Marítimo que tinha encostado o Porto às cordas nos Barreiros ? O Marítimo jogou tão mal, mas tão mal que eu dei por mim a torcer para que o Benfica marcasse como forma de castigo por jogarem da maneira como o fizeram. O resultado é justo, o Marítimo não existiu, os brasileiros fartaram-se de querer sair da àrea a fintar os avançados, percas de bola em barda, numa delas (o que é que aquele homem estava a pensar?) o Benfica marca. Mas também não se iludam os benfiquistas porque com um marítimo daqueles e a única forma de marcar foi através de um golo oferecido também não significa nada de bom para a equipa. Que falta faz Simão ...
            Braga 0 - V. Setúbal 1 - O Braga tem destas coisas, numa altura em que podia passar novamente para o 1º lugar da Liga, perde. A pressão de ser campeão ou ser líder é grande, e ao Braga falta calo nesse sentido, aconteceu o mesmo no final do ano passado, quando chegou a hora da verdade, fraquejou, espero que tenham tirado as ilações do que se passou a época anterior e que este ano consigam gerir bem os resultados. Se não ganhar o Porto este ano fico a torcer pelo Braga. O jogo, mereceu-o ganhar, mas como disse há pouco, de vitórias morais andamos todos cheios. Mais uma vez, os meus cumprimentos ao Setúbal por mais um jogo de entrega, já não é a primeira vez que falo deles este ano, e continuo a dizer que os jogadores são de um profissionalismo espectacular. Desejo a melhor das sortes ao Setúbal e espero que os jogadores já possam receber os seus salários porque estes merecem-no, sem dúvida.
            Para terminar, queria só deixar um abraço ao Deco, pelo vigésimo segundo golo de um remate que bate em alguém e entra. Sem ironias, continua a ser o melhor para mim, mas por algum motivo misterioso só marca quando a bola é desviada, ou então, sempre que marca a bola é desviada.

            02 dezembro 2005

            Aqui fica o MEU onze para hoje.

            G.R. - Vitor Baía D.D. - Bosingwa D.C.- Pedro Emanuel D.C. - Ricardo Costa D.E - M. Cech
            Trinco - Paulo Assunção Médio box-to-box - Lucho González Médio Centro - Diego
            Extremo esquerdo - Lizandro Ponta de lança - H. Almeida Extremo direito - Quaresma
            Desculpem o anexo dos nomes mas não tenho editor de imagens onde estou neste momento, para a próxima prometo que fica mais bonito. De qualquer forma, depois de um "certo" treinador dizer que um empate em casa já não era um mau resultado, estou por tudo. De attacking top football a empatar em casa não ser mau ... como a distância é curta !
            Co para a rua já !