31 outubro 2005

Fim de semana desportivo

(na foto : Co Adriaanse, Olde Riekerink, Ronald Koeman, Tony Bruins; depois deste fim de semana)
"Fim de semana empata" - como que adivinhando o feriado que se aproxima, os 3 grandes resolveram meter férias e fazer ponte para o feriado.
F.C.Porto - Teve tudo para ganhar, não aconteceu não por mérito do adversário mas mais por culpa própria. Faltou experiência (leia-se idade) e objectividade. No entanto, e reconhecendo termos perdido 2 pontos no sábado, aplaudo de pé o profissionalismo dos jogadores do Setúbal, por motivos humanos mereciam este ponto.
S.L.Benfica - Depois da troca de galhardetes entre treinadores e dirigentes durante a semana o resultado do jogo ajusta-se, o susto de Koeman passou com a dupla NN (Nuno-Nélson) e fica o empate, num campo mau, num mau estádio, com mau tempo e muito pouca assistência.
Sporting - Mantém-se a malapata dos lagartos. Há que dar o tempo que deram a Peseiro. Bento merece-o mais.

29 outubro 2005

Agora paguem a factura ...

“Aconteça o que acontecer nos próximos dois ou três jogos vamos ser campeões. Não interessa o resultado frente ao Blackburn, não interessa o resultado frente ao Manchester United, vamos ser campeões”.
Mourinho dixit (in MaisFutebol)

Não é que tivesse grandes dúvidas, mas depois desta frase ... acabou-se a brincadeira !

28 outubro 2005

"Salvador da Pátria"

26 outubro 2005

Adivinha

Um destes é um sumaríssimo para quem nós sabemos, o outro é um sumaríssimo para quem nós sabemos ...

25 outubro 2005

Inventar nos penalties

Como se faz ... e como não se faz !
E porque é que se fez, segundo Mourinho...

Peguem e vão buscar ...

Mais um filme do catano ...

24 outubro 2005

A Jornada dos Grandes

Passo então a analisar, sintéticamente (porque não gosto de grandes testamentos e porque não sei para mais do que isso) a jornada do fim de semana passado, por ordem cronológica.
Benfica 2 - Estrela da Amadora 0
- O Benfica está num crescendo de forma, para isso bastou o treinador parar de inventar, pôr os jogadores nos seus lugares correctos, e ter uma pontinha de sorte. O Estrela, quer queiram quer não, não é um adversário difícil mas também não é isso que lhes tira o mérito da vitória. Os portugueses são muito rápidos a julgar, à 4º jornada Koeman já tinha gente disposta a pagar-lhe o bilhete de ida para a Holanda. Antes da 4ª já queriam recambiar o Nélson (coitado) por más exibições que fez no lado esquerdo (??) da equipa, hoje já é maior que Miguel, já li nos jornais que deve ir à selecção nacional... que raio de país de extremos.
Gil Vicente 2 - Sporting 2
- Estreia feliz para Paulo Bento, não pelo empate mas porque marcou nos descontos da 1ª parte e nos descontos da 2ª parte, se a estrelinha o acompanhar sempre já é uma grande ajuda. O Sporting não melhorou muito até porque o homem só tinha feito 1 (!!) treino com a equipa, milagres não existem e as equipas não se fazem do pé para a mão como se costuma dizer. Não se pode deixar de valorizar o facto de ter entrado com 9 portugueses, facto que considero bastante importante, basta relembrar a carreira de Mourinho no Porto. Gostei também da coragem de pôr um júnior a jogar a titular numa àrea que o Sporting tem tido alguns problemas, é de louvar a coragem e incentivar o miúdo a continuar porque tem futuro, prefiro um júnior inexperiente do que um brasileiro desconhecido, ao menos o miúdo tem desculpa e margem de manobra.
Nacional 0 - F.C.Porto 1
- Pode dizer-se que o Porto teve uma jornada Inter-Nacional (ehehe). Vitória justa, que peca por escassa talvez. Quanto a Adriaanse, não é o melhor do mundo outra vez, mas também não é o idiota pelo qual queriam fazê-lo passar, o remédio também foi simples... dar o braço a torcer. Mas o ridículo é que as pessoas queriam que ele desse o braço a torcer para aquilo que ele já tinha feito, ou seja, a colocação de um trinco. Lembro-me de ler em 90% dos comentários "record on-line" que Raul Meireles tinha de ser um dos 5 dispensados, apenas alguns iluminados (incluindo a minha humilde pessoa) achavam que ele tinha lugar na equipa. Depois de uma pré-época muito boa já os "outros iluminados", os dos 90%, reclamavam pelo lugar de Meireles na equipa. Eu já nem pedia tanto, só queria mesmo um trinco, pela segurança que dá à defesa, pela destruição de jogo da equipa adversária e porque era triste ver Lucho a ser desperdiçado naquela posição. A equipa não mudou assim tanto, aliás o 4-3-3 podia mesmo manter-se, logo que a equipa tenha um trinco verdadeiro (Assunção ou Meireles) e um comandante (Bicho ou P. Emanuel).Tudo se torna simples quando não se inventa nem se é casmurro ... perguntem ao Koeman!

21 outubro 2005

O FUTEBLOGUÊS quer agradecer ...

... ao iluminado que enviou o nosso postal para a Rádio Comercial (!?), que por sua vez, fez o favor de lê-lo, hoje de manhã, para Portugal inteiro. Escusavam era de ter trocado o "vão à merdinha" por "vão passear", acho que já tinha sido suficientemente soft.
Abençoada sejas criatura !

E se... ? (parte II)

20 outubro 2005

Fiz um desenho

Para quem não entendeu o post anterior ... !

Porque eu sei o que é esquecerem-se de nós ...

Força Vitória, pachequem esses ruskies !!!

19 outubro 2005

F.C.Porto 2 - Caceteiros de Merda 0


Não falo sobre arbitragens, logo não comento o jogo...

18 outubro 2005

Levanta-te e Ri ou Senta-te e Chora ?

17 outubro 2005

Enterra II (depois de PC e Co terem ido embora)

15 outubro 2005

Aniversário do Sr. Títulos


Desculpem lá a onda dos parabéns mas a estes 2 jogadores não podia falhar.
Mais um aniversário, desta feita a Vitor Baía, o 36º aniversário mas o 2º capitão, o futebolista com mais títulos no Mundo inteiro. A única coisa coisa que ele tem a mais que os títulos é CLASSE. Para mim foi, é e será sempre o melhor guarda-redes português de todos os tempos e sei também que o tempo me dará razão. Se calhar por ser do Porto não teve o destaque merecido, Leonor Pinhão e outro jornalista que não me lembro do nome chamaram-lhe "produto de marketing" ... a inveja é uma coisa tão feia, se fosse do Benfica a estátua dele estaria concerteza ao lado da de Eusébio. Para além de todas as qualidades que tem como guarda-redes ele possui a que eu penso que é a mais importante e raramente se menciona, carácter vincado e personalidade forte. Vitor Baía, como todos os guarda-redes (seja quem for), já levou alguns frangos para o aviário, digam-me 1 (!?) guarda-redes a quem não tenha acontecido. A diferença é que, apesar de algumas exibições menos boas que possa ter feito nunca o ouvi (nem hei-de ouvir) Baía a ligar para um programa de televisão a "chorar-se" tentando desculpar-se dos erros que comete com a falta de know-how técnicos dos observadores e críticos.
Depois de um ou dois anos a reclamarmos (portistas) pela presença de Baía na selecção, e de ouvirmos as reacções às mesmas, agora que a febre passou e os próprios portistas se resignaram, fico muito satisfeito (mas não admirado porque já pouco me surpreende) por ouvir e ler que benfiquistas e sportinguistas desejam Baía na selecção (e Moreira também). No programa Trio de Ataque da semana passada fizeram a sondagem e 70% (!!!) dos inquiridos escolheram o guarda-redes portista como nº1 da selecção, inclusivamente, Ricardo e Quim (os convocados) foram os que recolheram menos votos não atingindo mais de 5%, Moreira ficou em 2º lugar. Ah, e não me venham dizer que só os portistas é que ficam acordados até às 2 da manhã a ver o Trio de Ataque. Por tudo isso e por muito mais que não posso escrever senão não caberia no blog digo ...
Parabéns Vitor e obrigado por tudo !!

14 outubro 2005

Se correr o Bicho pega, se ficar o Bicho come !

Não queria deixar passar esta oportunidade para me juntar aos jornais desportivos e blogs que parabenizam Jorge Costa neste dia em que faz 34 anos. Irónicamente, é o treinador que não aposta nele que melhor o definiu, Jorge Costa é o Sr. Porto !
Por tudo o que passou, pelos recordes batidos recuperando das lesões, pelo que dedicou ao clube e á selecção, pelo empenho que transmite a cada jogador que chega, ele é sem dúvida "a" imagem do Futebol Clube do Porto. Não gosto de entrar em comparações mas se tivermos em consideração os outros 2 grandes vemos que nenhum deles tem um capitão e um jogador que simboliza a mística do clube, mesmo Beto que tem muitos anos de leão ao peito não é exemplo que se compare até pelos acontecimentos mais recentes. Nesta altura difícil para ele o exemplo mantém-se, não deixa de lutar e trabalhar diáriamente apesar do estatuto que possa ter no clube, uma postura que não prejudica, de maneira nenhuma, o clube do seu coração, sim, porque este jogador tem mesmo amor á camisola, sem sombra de dúvida !
Jorge Costa é o F.C.Porto e o F.C.Porto é Jorge Costa !
Parabéns Capitão !

13 outubro 2005

From Portugal with love

DNA - Desejo de Natal Antecipado

Desejo muito que o Adriaanse jogue com um trinco verdadeiro (Raul Meireles ou Paulo Assunção) !
Hey ... pode ser que resulte ... não custa tentar !

10 outubro 2005

Descubra as diferenças

09 outubro 2005

Estamos Lá !


Até que enfim, depois de 90 minutos decepcionantes, o melhor que podemos dizer do jogo é que estamos na Alemanha !
Sobre o jogo não tenho muito a dizer até porque agora também já não adianta nada, é com estes que chegámos lá e é com estes que teremos de jogar.
Para esclarecer algumas situações vou deixar as (tradicionais) notas pessoais:
* Paulo Ferreira tem 0% de culpa no golo sofrido, quem vem de frente (Ricardo) tem sempre prioridade, aliás se saíu até ali para alguma coisa era.
* Ricardo=pobreza, pobre de espírito, pobre guarda-redes, pobre zé-ninguém que nunca há-de ser nada na vida, nem nunca figurará nos anais do futebol português. Temos 2 guarda-redes suplentes que não jogam assíduamente, é com estes que vamos defender a baliza portuguesa das melhores selecções mundiais...
* Faltou o motor da equipa, Deco não tem substituto, é pena Rui Costa ter abdicado, ainda dava um jeitinho.
* Faltou a muita gente aquilo que Petit e Figo tiveram, garra e muita força de vontade ! O trintão mostrou que a idade não joga e correu muito mais (e bem) que a maioria dos putos, ainda bem que voltou á selecção !
* Acho que já está toda a gente cansada de Pauleta, falhou 4, marcou 1.
* Nuno Gomes entra e marca, é o chamado efeito Panténe !

(Humor Negro) Rwanda 0 - Angola 1

( Na foto podemos testemunhar a felicidade dos jogadores angolanos abraçando Akwaá, marcador do único golo da partida, conseguindo pela primeira vez colocar Angola na fase final, contrastando claramente com a tristeza estampada na cara dos jogadores rwandeses - Parabéns Angola !)

07 outubro 2005

Coincidências

Eu gosto é destas coincidências, sumaríssimo a Petit por "agressão" a Targino, dias depois a coincidente notícia do Record...e as suas consequências .

Por momentos pensei que não tinha clube

Chego ao trabalho, ligo o pc, ainda tenho uns minutos por isso vou ver os cabeçalhos dos jornais desportivos on-line. Começo (por acaso) pel'A BOLA e de repente ... um susto de morte !!! O meu clube não existe !!!!!
Por momentos pensei que não tinha clube, que o F.C.Porto não era mais do que uma fantasia do meu imaginário, que aquela paixão que me corre nas veias não tinha razão de ser, automaticamente belisquei-me, pensei que tudo não devia ser mais do que um pesadelo horrível.
Foi então que, assombrado pelo choque, me lembrei de abrir O Jogo e o Record e ... sossega coração, afinal o F.C. Porto existe mesmo, A Bola é que se tinha esquecido hoje ...

Para os ranhosos que vierem cuspir aqui o veneno e a verborreia de que "os outros" é que são grandes...poupem-se ao trabalho. Posso não ter a minha equipa nem no rodapé da capa, mas são estas pequenas coisas que me fazem ter cada vez mais orgulho em quem somos e como crescemos, somos maiores que o próprio País !

04 outubro 2005

Teste rápido

Deixo-vos um pequeno teste, esta imagem refere-se a que título ?

1 - Ratos abandonam Navio
2 - Titanic
3 - Leo e Cate " Em busca do diamante"
4 - Vamos dar de frosques, enquanto ninguém está a olhar
5 - Scream 5

Ou então, este !

03 outubro 2005

Sem comentários

02 outubro 2005

Resultado Justíssimo


Um empate penso que é o resultado mais justo para o jogo.
Estou a escrever o post assim que acaba o jogo e espero amanhã não ler as "bestialidades" dos jornais comparando este jogo de qualquer forma que seja com o Artmedia e o Rangers.
O Marítimo entrou muito forte, uma equipa que não se sabia bem como iria sair-se com um treinador novo, mas que realmente tem um meio-campo muito forte, dominaram na primeira parte como quiseram e foram a primeira equipa esta época a fazer isso ao Porto, o resultado ajustava-se ao intervalo.
Na segunda parte, beneficiando da lesão do melhor jogador do Marítimo (Manduca), o Porto começou a jogar melhor, o futebol tem destas coisas e inversamente ao que tem acontecido nos últimos jogos marcámos nas poucas oportunidades que criámos.
Abro aqui um parêntisis para dar os meus parabéns ao Lisandro porque era o jogador do Porto que mais merecia marcar, tem tentado muitas vezes mas os remates têm saído quase sempre bloqueados pela defesa, não sei se repararam nos gestos que fez depois de marcar o golo, parecia que estava a espantar do corpo o azar que o tem perseguido.
No final um grande golo do Marcinho que culmina uma grande exibição repondo a justiça no marcador.
A defesa do Porto não esteve bem mas não tem comparação com as últimas derrotas na Champions, o próprio Adriaanse coloca Paulo Assunção em detrimento de Diego para segurar o meio-campo e travar os jogadores insulares e a própria equipa conteve-se muito mais enquanto esteve em vantagem.
Este Marítimo foi a melhor equipa que o Porto defrontou esta época e se é verdade que marcaram golo no segundo remate que fizeram á baliza também não é menos verdade que fizeram por merecê-lo.
Em jeito de notas pessoais:
* Tou farto do Ibson !!!!!
* Jorge Costa faz falta, falta "agressividade" e mais raça a esta defesa
* Raul Meireles tem que ser titular e o Lucho deve jogar no lugar de médio "box-to-box", sai Ibson
* Diego também devia descansar uns jogos e Jorginho devia ser o nº 10
* Lisandro é titularíssimo desta equipa, Quaresma também deve ficar na ala oposta
* Fico à espera do sumaríssimo a Sergipano por ter cuspido em Ricardo Costa

Chama-lhe boi chama...

Aqui na minha terra quando é branco e negro chama-se VACA !
Não percebo porque o Maisfutebol diz que "Koeman defende Peseiro" porque a metáfora não deixa de ser uma forma dissimulada de chamar boi ao Peseiro.

01 outubro 2005

Resumo das competições europeias desta semana

* Com a devida vénia ao cartoonista d'A BOLA